Um Beijo (Olavo Bilac)

segunda-feira, 4 de outubro de 2010

Um Beijo

Foste o beijo melhor da minha vida,
ou talvez o pior...Glória e tormento,
contigo à luz subi do firmamento,
contigo fui pela infernal descida!
Morreste, e o meu desejo não te olvida:
queimas-me o sangue, enches-me o pensamento,
e do teu gosto amargo me alimento,
e rolo-te na boca malferida.
Beijo extremo, meu prêmio e meu castigo,
batismo e extrema-unção, naquele instante
por que, feliz, eu não morri contigo?
Sinto-me o ardor, e o crepitar te escuto,
beijo divino! e anseio delirante,
na perpétua saudade de um minuto...

Olavo Bilac

27 comentários:

caique santana disse...

caique santana 2ºG

Nesse poema Olavo Bilac se baseia numa das caracteristicas do parnasianismo,que são:vocabulario culto e preocupação formal.

Unknown disse...

Ana Carolina Borges - 2º F

Características parnasianas existentes nesta poesia:
Pode-se visualizar primeiramente, a presença das rimas ricas, o poeta evita que as rimas aconteçam entre palavras da mesma classe gramatical. Outra característica contida é a metrificação rigorosa, cada verso deve ter o mesmo número de sílabas poéticas, ou apresentar uma simetria constante, que no caso deste encontra-se o primeiro caso. A estética é muito valorizada na poesia parnasiana, buscando a perfeição, o que está nítido nesta poesia, o autor retrata o beijo de forma especial, porém buscando a contenção dos sentimentos, pois na poesia parnasiana não há predomínio do sentimentalismo. Ressaltando também a preciosidade do vocabulário.

Unknown disse...

NAYANE GOMES E ANA KARINE 2°D

O poeta busca objetividade expressando em cada verso sua opniao e que esta sentindo. Busca a estética e a perfeição, usando uma linguagem rebuscada um vocabulário oculto.

Unknown disse...

Millena Oliveira 2º E

o poeta se preocupa com a Valorização da estética e busca da perfeição. A poesia é valorizada por sua beleza em sí e, portanto, deve ser perfeita do ponto de vista estético;
uma linguagen mais formal vocabulario oculto

Unknown disse...

Podemos visualizar rimas ricas,a estética é muito valorizada na poesia parnasiana e o vocabulário oculto

Unknown disse...

Camila Araujo 2ºE

existem características do parnasianismo.
podemos visualizar a valorização da estética e perfeição da sua beleza em si.

Giiselle Knowlees disse...

Gisele Nascimento 2°D
Com caracteristicas do parnasianismo, ele buscou a perfeição em cada palavra que ele colocou, buscando a beleza a totalidade na estética

. disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
. disse...

o poeta vai em busca da perfeição ao criar este poema, tendo boas rimas, versos com os mesmos números de sílabas (poéticas), deixando subtendido a sua opinião sobre o beijo, já que no parnasianismo o autor não pode expressar diretamente os seus sentimento

Alana Guedes 2º E

Dinho trumpet disse...

ele foi muito objetivo nesse texto em razão aos teus sentimentos e tem caracteristicas do parnasianismo como o outro texto..

Unknown disse...

O poeta foi totalmente objetivo e detalhoso na produção desse texto, expressando seus sentimentos.Esse poema tem características do parnasianismo , como exemplo a rima , que aparece constantemente no texto .

HELEN OLIVEIRA 2ºE

Unknown disse...

o poeta segue as características do parnasianosmo, deixando o poema marcado com rimas ricas, e valorizando muito a estética. O poema traz também a opnião do autor objetiva sobre o beijo, sendo que essa é interpretada de várias maneiras pelos leitores. Laura Silveira, 2ºF

drolivers disse...

Características parnasianas existentes nesta poesia:
Pode-se visualizar primeiramente, a presença das rimas ricas, o poeta evita que as rimas aconteçam entre palavras da mesma classe gramatical. Outra característica contida é a metrificação rigorosa, cada verso deve ter o mesmo número de sílabas poéticas, ou apresentar uma simetria constante, que no caso deste encontra-se o primeiro caso.o poeta vai em busca da perfeição ao criar este poema, tendo boas rimas, versos com os mesmos números de sílabas (poéticas), deixando subtendido a sua opinião sobre o beijo, já que no parnasianismo o autor não pode expressar diretamente os seus sentimento
Driele II e

Mario Luan Silva Santos disse...

Olavo procura objetividade expressando em cada verso em que escreve o que está sentindo.
A rima, por exemplo, que aparece constantemente no texto, e mostra que o beijo pode ser o pior e o melhor, sendo que essa é interpretada de várias maneiras por aqueles que estão lendo, esse lindo poema.

Eu tiro desse poema, o meu beijo, que dei e recebi de uma menina que mecheu comigo, me baseio bastante nesse poema de Olavo Bilac, pois o beijo que senti dessa menina fui muito especial. .(.M.)


Merio Luan IIº D

Eu e Ela disse...

Alem das caracteristicas do parnasianismo, ele valoriza as rimas ricas e retrata o beijo de um modo diferenciado,especial valorizando muito a estetica do poema.


ELIZABETH.2°D

Unknown disse...

é um soneto onde o eu-lírico descreve o melhor beijo da vida dele. Um beijo que ao mesmo tempo q causa boas coisas como glória, desejo, prêmio... causa também tormento, descida ao inferno, castigo. O eu lirico é saudosista em relação a esse beijo claudio 2E

Unknown disse...

Jéssica,Isaque e Danubia - IIºD


nesse poema, é perceptível a presença das rimas ricas em alguns versos, uma linguagem culta e rebuscada, além da valorização da estética em que ele fala de uma forma muito diferente sobre o beijo.

malena disse...

No poema há caracteristicas parnasianas,como : Uso de linguagem rebuscada e vocabulario culto Valorização da metrificação: o mesmo número de sílabas poéticas é usado em cada verso, da estética e busca da perfeição. A poesia é valorizada por sua beleza em sí e, portanto, deve ser perfeita do ponto de vista estético!

Malena modesto,laise-2°D

Unknown disse...

Saulo Magno - 2º E

A poesia possui um tom bem objetivo, com termos cultos, rimas forçadas e, apesar da descrição minuciosa do autor, nota-se certa frieza da sua parte, o diferenciando dos autores românticos. Há a presença de versos longos e ritmos e o poeta evita a utilizar palavras da mesma classe gramatical, procurando tornar as rimas esteticamente ricas.

Unknown disse...

Felipe de Jesus (2º E)

Rima rica, uso de linguagem rebuscada e a atenção para estética são as características mais perceptíveis.O autor busca tudo isso para deixar sua poesia rica e de bom grado para o leitor.

Unknown disse...

Yuri Mendes 2ºE
Baseando-se no Parnasianismo... No poema o autor descreveu seu sentimentos com relação a um beijo, tal beijo que foi ótimo mas, foi como um castigo, porque ele se apaixonou e a sua amada morreu, deixando ele sozinho, beijo esse que pra ele foi incrível e que não terá mais já que sua amada foi embora.

Unknown disse...

allan 2ºF : A poesia é valorizada por sua beleza em sí e, portanto, deve ser perfeita do ponto de vista estético;
uma linguagen mais formal vocabulario oculto

evellyn disse...

Na poesia podemos visualizar a presença das rimas ricas, busca tambem a estética e a perfeição, destacando na poesia o beijo de uma forma especial.
Evellyn Dhietriz
2 ano F.

victor disse...

Bilac fugia um pouco ao Parnasianismo justamente porque utilizava de sentimentalismo em seus poemas ele se preocupava com a arte pela arte mas não abandonava os sentimentos, retornando um pouco ao Romantismo que é uma das escolas litarárias entecedentes ao Parnasianismo... Realmente seus poemas são lindos, ele consegue juntar a estética ao sentimento...

Unknown disse...

Na poesia podemos visualizar a presença de rimas ricas, busca tambem a estética e a perfeição, destacando na poesia o beijo de uma forma especial....

Unknown disse...

oi boa noite, alguém poderia me informar a data de publicação por Olavo Bilac? desde já obrigada!

Unknown disse...

Alguém sabe me dizer que é uma linguagem estética e culta?

Postar um comentário